3 Motivos para Você Comemorar o “Dia do Trabalhador” Trabalhando!

A boa liderança sabe percorrer diferentes rotas até um objetivo. Descubra as qualidades do líder cartógrafo.
25 de abril de 2018
Como se destacar como um verdadeiro líder?
7 de maio de 2018

1º de Maio: Dia do Trabalhador

Afinal de contas: por que comemorar o “Dia do Trabalhador” trabalhando?

Por que você deve passar o “Dia do Trabalhador trabalhando?

O que fazer nesse feriado pensando no futuro profissional que você quer trilhar?

Como utilizar essa “folga” no meio da semana para se dedicar ao seu lado profissional fora da empresa?

Qual é o legado que você quer deixar para a sua profissão?

Já tinha pensado em todos esses questionamentos?

Bom, para responder essa pergunta, primeiramente, é preciso refletir sobre 2 aspectos:

– Quem é você?

É empreendedor? Empresário? Profissional liberal? Colaborador de uma empresa pequena, média ou grande porte?

Qual é a função desempenhada por você? Você é um empresário que está lançando um produto? É um empreendedor, ou seja, decidiu fazer sair da empresa onde trabalhou décadas para lançar um curso?

Você é o próprio produto do seu negócio?

Ou você é colaborador de uma empresa? Um estagiário? Um assistente? Um gerente? Um diretor?

Quem é você no Mercado de Trabalho?

– Como você se projeta no futuro?

Afinal, qual é o OBJETIVO profissional que você pretende alcançar a curto, médio ou, até mesmo, longo prazo.

Como você deseja alavancar sua carreira? Você quer transformar seu negócio? Quer que ele se destaque no mercado? Quer realizar novas parcerias?

Almeja desenvolver novos produtos? Pretende abrir um negócio físico?

Mas, se você trabalha em uma empresa, você quer crescer dentro dela? Que conquistar novas oportunidades? Quer fazer transição de carreira? Quer se qualificar e se tornar especialista em determinada área?

Pessoas pensando sobre a Comunicação Escrita

Pensou em respostas para essas perguntas?

Bom, o que eu quero dizer é que, dependendo de suas respostas há sim muitos motivos para você passar o “Dia do Trabalhador” trabalhando.

E, por isso, separei 3 bons motivos para você passar “trabalhar” nessa data.

Vamos lá?

1 – Amor pela área de atuação

“Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida. A única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazer aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E o único jeito de fazer um ótimo trabalho é fazer algo que você ama.” – Steve Jobs

Independente da sua profissão, se você tem certeza de que fez a escolha certa, de que está na área que o completa e que você está satisfeito profissionalmente, invista nessa área.

Se dedique à leituras, à atualidades, à entender outros pontos de vistas que acrescente a você. Essa bagagem de conhecimento é extremamente importante e gratificante.

Você ama o que faz, por isso, se dedicar a essa área fará com que você se torne, de fato, referência no seu mercado. Uma boa dica é utilizar essa “folguinha” para aquela leitura que adiou, para os vídeos de determinado profissional da sua área etc.

2 – Esforço e dedicação geram resultados

O trabalho ocupa, sim, uma parcela importante da vida de cada um e é fundamental buscar atividades que dão prazer. Porém, acreditar no sucesso somente pela paixão tem também o problema de diminuir a importância do mérito e do esforço para construir uma carreira.

Gostar do que faz é essencial, mas é preciso estar muito bem preparado para que as expectativas encontrem as oportunidades. Um dos caminhos para vir a amar o trabalho é se dedicar e se aperfeiçoar muito mesmo!

E assim, tornar-se um profissional valioso para a empresa e a área em que atua.

3 – Desenvolvimento das habilidades

Entenda: nunca pare de se qualificar e de se atualizar em relação a sua área de atuação e, também, áreas que estão diretamente relacionados ao seu trabalho como, por exemplo: otimização de tempo, liderança, gestão etc. É dessa forma que você alavancará ainda mais a sua carreira.

O conhecimento e o aprimoramento de habilidades é fundamental para qualquer profissional. Portanto, uma sugestão para esse dia é fazer aquele curso on-line que comprou, buscar por eventos para se inscrever, estudar para aquela certificação etc.

Aprimorar habilidades fará com que você ascenda profissionalmente e, consequentemente alcance uma satisfação profissional muito grande a longo prazo. E com satisfação, você alcançará muitos resultados positivos individualmente e coletivamente, ou seja, para aqueles que estão a sua volta.

Equipe Qualificada

Claro que o título do texto foi uma brincadeira! Aproveite o feriado como puder.

Mas saiba de uma coisa:

O nosso trabalho é  parte de um plano de vida, que tem múltiplas fontes de satisfação além da profissional. Mas é preciso, também, ser crítico nas decisões de carreira.

Afinal, na vida profissional, às vezes fazemos coisas que verdadeiramente amamos e outras que nem tanto, mas que deverão ser realizadas com a mesma energia e dedicação para que o objetivo maior seja alcançado: o seu crescimento.

Curiosidade: conheça um pouco a história do “Dia do Trabalhador”

Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos 8 líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em 1886. Eles foram julgados e condenados por liderarem manifestações em prol da redução da jornada de trabalho, que nos Estados Unidos chegava até a 17 horas diárias.

A manifestação resultou em uma intensa greve operária, que começou no dia 1º de maio. Nos dias seguintes, houve forte repressão, que resultou em prisões perpétuas e mortes. O fato chocou o mundo, mas funcionou: aos poucos, a jornada de trabalho foi sendo diminuída.

Nos anos seguintes essa data foi comemorada com manifestações em várias cidades americanas e europeias, organizadas por sindicatos, partidos e associações de trabalhadores. Desde então, o 1º de maio foi declarado o Dia do Trabalhador.

No Brasil, as comemorações desse dia também estão relacionadas à diminuição da jornada de trabalho. Foi instituída como feriado nacional em 1925 pelo então presidente Artur Bernardes. No entanto, quem mais trouxe conquistas à data foi Getúlio Vargas, com a consolidação das leis trabalhistas, muitas em voga até hoje.

Como se pode ver, a luta popular trouxe-nos essa enorme conquista. Às custas, porém, das mortes daqueles que tiveram coragem de refutar o que estava instituído.

A eles, o nosso muito obrigado!

1º de Maio: Dia do Trabalhador



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *