Ambição é um sentimento ruim?

Valor e preço não são a mesma coisa.
19 de junho de 2017
Todo líder precisa ser extrovertido?
4 de julho de 2017

Afinal, ter ambição pode ser bom para a sua carreira?

Todo mundo já ouviu falar “aquela pessoa é muito ambiciosa”. Mas, muitas vezes, a ambição é associada a uma ideia negativa, que carrega consigo a noção de uma pessoa oportunista ou muito fria, que só pensa em si próprio.

Mas será que é isso mesmo?

 

O que é “ambição”?

A palavra ambição vem do latimambitiosus”, que quer dizer cobiçoso, ávido, desejoso, sedento. O adjetivo ambicioso, por sua vez, pertence ao mesmo campo de ambulare, caminhar, e ambire, ou seja, andar em volta, rodear, com o fim específico de arrebatar bens que deseja.

Por isso, a ambição é o que nos tira da estagnação, nos move em direção ao melhor: o crescimento, seja ele pessoal ou profissional. Sem ela, não é possível traçar objetivos e ter vontade de conquistá-los. Essa vontade se converte em um trabalho focado e bem planejado, uma boa receita de sucesso.

Pense em uma empresa que tem muita ambição, ou melhor, vontade de conquistar novos clientes, elaborar novos projetos, como ela poderá expandir seus negócios se não for movida por essa cobiça de prosperar?

Analisando bem, a ambição não é ruim, não é mesmo?

Ter ambição é ter certeza do que se quer conquistar e se esforçar para obter recompensas duradouras. E o ambicioso é o tipo de pessoa que gera admiração e respeito por onde passa, pois ele é aquele que transforma os desejos em uma meta de vida e cria estratégias para conseguir o que quer.

Mas e você, tem ambição? Sonha em aumentar os ganhos de sua empresa? Como?

Conte para mim nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *