A arte de saber argumentar: Conheça as 5 Técnicas da Argumentação

Escuta Autoritária: Não Pratique Essa Ideia. Aprenda a saber ouvir!
11 de julho de 2018
“Frio na barriga” na hora de Argumentar?
25 de julho de 2018

Você sabe argumentar? Aliás, por que argumentar?

Você já tentou responder essas perguntas para si mesmo? Se você ainda não as fez, recomendo que as faça agora, pois, ao responder essa pergunta, você vai argumentar! Então, você realmente sabe argumentar!

A argumentação está muito presente em nosso dia a dia, só que não enxergarmos quão importante (e lógica) ela é para as nossas conquistas. Sua importância é tão grande que o mundo empresarial já voltou seus olhos para esse verbo que, mais do que uma competência, já é visto como uma habilidade.

A ideia de que competências são adquiridas e de que habilidades são desenvolvidas pelos profissionais faz jus ao verdadeiro propósito da arte de saber argumentar dentro do mercado empresarial. Propósito esse que mostra que, por meio de técnicas de argumentação práticas e lógicas, os profissionais alcançam seus objetivos e geram resultados tanto para sua carreira profissional quanto para a empresa.

Por isso, expressar de maneira adequada (e bem colocada), expor as ideias de uma forma clara e fazer com que todos a sua volta “comprem” a sua ideia, à primeira vista, pode parecer uma persuasão, mas sabe o que ainda não disseram?

Não te disseram que Persuasão é o meio para você conquistar aquilo que você almeja. E para persuadir é preciso saber argumentar. Ou seja, é preciso construir explicações de maneira cadenciada, lógica e sólida para chegar ao fim.

Argumentação é racional, como dito anteriormente, é lógica, é factual. Por isso é tão imprescindível para o ambiente corporativo e para os modelos empresariais.

Prova é argumento. Dados são argumentos. Estudos técnicos? Argumentos. Exemplos? Também são argumentos. Comparações? Testemunhos? Citações? Gráficos? Apresentações? Argumentos, argumentos e argumentos!

Tudo que é possível comprovar a veracidade e fortalecer de maneira sólida o que você tem a dizer é argumento. É por isso que bons argumentos convencem. Bons argumentos geram resultados e, consequentemente, persuadem.

E, diante de todos esses argumentos citados, ressalto o que já disse: saber argumentar é imprescindível para qualquer profissional!

Deste modo, tenha, na ponta da língua, as Técnicas Primordiais de Argumentação para Argumentar de forma Certeira.

Vamos la?

  1. Entenda o seu interlocutor.

Você não pode expor as suas ideias, “jogar na mesa” todas as suas provas sem qualquer critério. Por isso, para saber argumentar de forma bem-sucedida:

– Entenda com quem você está falando;

– Saiba o que o outro espera de você;

– Exponha os seus argumentos aos poucos.

  1. Poupe seus argumentos.

Sabe aquela velha concepção de guardar o melhor para o fim? Pois bem, esse pensamento é uma grande verdade para a lógica da argumentação. Por isso, para saber argumentar de maneira assertiva, evite esgotar todas as suas possibilidades de uma vez só.

  1. Saiba que argumentar é razão.

Argumentos não são emocionais, uma vez que, a base da argumentação é racional! Por isso, para saber argumentar de maneira sólida, todos seus argumentos precisam de ter respaldo científico para persuadir e convencer o seu interlocutor.

  1. Entenda que argumentos bons persuadem.

Eu sei que, no fundo, você não quer expor seus argumentos por acaso, ou seja, você quer chegar a um fim: obter resultados. Por isso, saber argumentar é um caminho que leva à persuasão e, consequentemente, ao convencimento. Desse modo, tenha em mente o seu objetivo e corra atrás dele.

  1. Saiba que não existe um lado só.

Tenha em mente que ninguém nunca é 100% racional, nem 100% emocional. Apesar de seus argumentos precisarem de ter respaldo científicos (e por isso serem racionais), a persuasão, no fundo, é emocional.

Por isso, é preciso saber argumentar utilizando uma dosagem certa do uso das emoções. Pois, desse modo,  o seu objetivo será alcançado com sucesso!

O mundo corporativo adaptou a sua comunicação para a lógica dos argumentos e para o apelo emocional da persuasão. Então, por este motivo, há o aumento da procura por profissionais que, cada vez mais, desenvolvem essa habilidade e adquirem essa competência, afinal, quem não deseja obter resultados e ser bem-sucedido ?

Em vista disso, no seu dia a dia profissional, tenha afiada a arte de saber argumentar, entendendo a dosagem exata entre a razão e a emoção durante a sua comunicação.

Por último, mas não menos importante, siga as 5 técnicas básicas para expor suas ideias de maneira certeira: com argumentos lógicos de forma persuasiva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *