Como Ser um Bom Líder à distância?

O segredo do sucesso da sua empresa está ao seu lado – saiba identificá-lo!
13 de setembro de 2016
Porque você deve ser um líder que faz atividades extracurriculares
27 de setembro de 2016

Não foi tão recentemente que o home office se tornou uma tendência do mundo corporativo – começou, primeiro, sendo uma pequena flexibilidade para os trabalhadores, mas acabou por atingir os líderes também.

E, afinal, como liderar à distância? É possível, mesmo assim, ter a credibilidade dos seus colaboradores?

Já vou te responder: sim, é perfeitamente possível!

Mas não vou te dizer que é fácil – até porque, não existe fórmula especifica que faça uma liderança dar certo (existem características que precisam ser implantadas). Cada empresa tem suas particularidades e, portanto, cabe ao líder fazer um planejamento estratégico bastante rígido e colocar em prática a principal característica de uma liderança à distância: a capacidade de se reinventar sempre.

Se não der para fazer ao menos um encontro mensal com os colaboradores, invista nas vídeo-chamadas. Além disso, a comunicação deve ser ainda mais eficiente e assertiva: e-mails diários (ou semanais) e avisos constantes sobre o planejamento desenvolvido, o processo pelo qual a equipe passará e as metas que devem ser cumpridas.

Os colaboradores devem estar à par dos prazos e dos objetivos, de maneira que se sintam integrados à equipe como se sentiriam em um processo comum e presencial de uma empresa.

Não menos importante do que o planejamento, deve ser a organização. Se o líder for desorganizado, o comprometimento da equipe se desfaz por inteiro, até porque, se caso acontecer uma emergência, ele não poderá contar de imediato com a equipe completa. Nesse contexto, é de extrema importância que a comunicação esteja alinhada, estruturada.

Mas não se preocupe. Para você que não está acostumado com a “modernidade” que acaba por ser essa nova forma de trabalho, veja-a como uma aliada. Afinal, uma boa liderança, apesar de depender de planejamento, organização, criatividade e comunicação, depende ainda mais de você e da sua atitude, da sua autoridade e do seu pulso enquanto líder – da distância, em si, eu te garanto que ela independe.

3 Comentários

  1. Fidelidade produtiva com uma visão no coletivo inclusivo é maravilhoso nós todos gostamos do ser e ama a Humanidade estou muito feliz é único gostei

  2. Carlos Bento disse:

    Eu acredito que para ser lider o sucesso esteja ao alcance de quase todos. Entretanto, acredito também que o sucesso pessoal sem a capacidade de liderança produz apenas eficácia limitada. O impacto causado por uma pessoa é apenas uma fração daquilo que poderia ser se tivesse uma boa liderança. Quanto mais alto quiser subir, maior será sua necessidade de liderar. Quanto maior o impacto que quiser causar, mais influencia precisará ter. Tudo o que você realiza está restrito a sua capacidade de liderança.

    Para complementar o artigo acima.

    http://iapeb.com.br/saiba-como-ser-lider-de-sucesso/

    Espero ter ajudado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *