De camelô a banqueiro: quem é o Líder Silvio Santos?

Líder, você influencia da maneira correta?
9 de agosto de 2019
3 líderes que podem ser inspiradores
4 de setembro de 2019

O que é ser um Líder para você?

Bom, podemos dizer que ser líder é entender que não importa qual sua meta, motivação, ou área em que atua, ser líder é buscar ser o melhor no que está se dedicando a fazer. Pelo menos, é isso que Silvio Santos pensa.

Aliás, você sabia que o nome de Silvio Santos é Senor Abravanel? Nascido na Lapa, Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro de 1930, é filho de imigrantes: o pai grego, Alberto Abravanel, e a mãe turca, Rebeca Abravanel.

Em comemoração aos 35 anos do SBT, Sílvio Santos deu algumas dicas para ser um verdadeiro líder de sucesso em uma coletiva de imprensa fechada para jornalistas da rede SBT. Ele contou que, aos 14 anos, era camelô, em uma época na qual o salário mínimo era equivalente a 300 reais, e ele ganhava o triplo disso. Pelo fato de querer ser o melhor e saber da própria capacidade, Silvio se dedicou para crescer e se tornar uma referência de liderança.

É incontestável o carisma e a capacidade para ser um grande líder para negócios de Silvio Santos. Desde que começou sua carreira aos 14 anos como camelô, ele já empreendeu de diversas formas. Segundo o livro, Silvio Santos – A Biografia, sua trajetória é admirável; 

  • Teve sua rápida passagem  pelo exército como paraquedista;
  • Criou um sistema de altofalante dentro da barca Rio – Niterói;
  • Trabalhou como locutor em uma Rádio de Niterói e também no Rio;
  • Mudou-se, em 1950, para São Paulo e foi apresentador de uma caravana de artistas que rodava a cidade;
  • Foi líder de sucesso vendendo títulos de casa própria por sua empresa na época, o Baú da Casa Própria;
  • Fundou o Sistema Brasileiro de Televisão – SBT, em 1979, no qual teve o programa Baú da Felicidade, assim continuou vendendo seus títulos que tanto lhe renderam em faturamento (chegando a abrir mais 2 empresas subsidiadas);
  • Criou, em 2006, sua marca de cosméticos Jequiti, hoje liderada por uma de suas filhas;
  • Inaugurou o Hotel Sofitel Jequitimar, no ano seguinte;
  • Hoje, continua administrando todos os seus empreendimentos e fazendo o que mais gosta: apresentando seus programas no SBT.

Quando conferimos essa breve lista, percebemos o quanto ser líder e ter olhar empreendedor é motivador, saber que temos essa referência de liderança e perceber que não tem absolutamente nada a ver com sorte, mas sim com dedicação, trabalho, planejamento e determinação e persistência.

Todas as coisas são difíceis, todas as coisas têm que ser lutadas. Quando você consegue uma coisa fácil, desconfie. Porque ela não é tão fácil quanto parece”. Silvio Santos

Um líder de verdade sabe que é essencial acreditar na sua equipe para o sucesso de um empreendimento. O grupo Silvio Santos nos demonstra isso, pois é formado por 37 empresas, com pouco mais de vinte mil funcionários, gerando novos líderes e empreendedores. Silvio gosta de investir em pessoas e a prova disso são os anos que seus funcionárias trabalham em suas empresas. Há dois exemplos mais conhecidos: o organizador de caravana, “Roque”, e o animador de palco, “Liminha”, ambos somam mais de 20 anos na empresa SBT. Além disso, há o sucesso nos demais investimentos, como o Baú da Felicidade, a rede de lojas do Baú, a Liderança Capitalização (Tele-Sena), o Hotel Jequitimar, empreendimentos agropecuários e o Banco Panamericano.

Se você não sonhar alto, se você não for um bom líder para a empresa, com os pés no chão, não se preocupando nem com o primeiro colocado, nem com o segundo, nem com o último colocado, se você fizer aquilo que a sua intuição manda, e usar o bom senso, deixando de lado a vaidade, você tem todas as possibilidades de conseguir o seu objetivo” Silvio Santos

Que ninguém faz nada sozinho, isso nós já sabemos. Mas, você tem buscado acreditar e praticar que não faz nada sozinho? Ou seja, buscar ser um ótimo ouvinte, saber escutar o que a sua equipe tem a dizer, saber empoderá-la para fazer o que é certo, extraindo assim o melhor de cada um.

O Líder precisa ter disposição para correr riscos, iniciativa, planejamento, e lembrar lembrando que foco e visão vão sempre expandir para novos horizontes.

Eu posso, de forma personalizada, te ajudar a obter todas as qualidades e força que todo líder deve ter, para se sentir mais seguro e confiante e finalmente planejar e colocar metas e foco para você e sua equipe.

Quer conhecer?


Clique aqui: https://www.lailavanetti.com.br/mentoria/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *