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Com a crise, as empresas estão diminuindo mais e mais o quadro de colaboradores – o que pode exigir uma equipe mais alinhada e com mais know-how e repertório. Mas calma! Ainda dá tempo de levar a melhor e não ser prejudicado.

Então, como alinhar a sua equipe nesses princípios e estar preparado para o que vem por aí?

A frase da vez é: Invista em educação e comunicação! Os tempos são outros, e, além disso, acompanhar as tendências pode impulsionar a sua equipe e a sua empresa cada vez mais no mercado. Vou te explicar melhor:

Soluções

A empresa deve ouvir cada vez mais os colaboradores (principalmente os da área de T.I e financeiro), dando prioridade à soluções de gestão mais simples e com ferramentas mais leves para lidar com os problemas apresentados no dia-a-dia e facilitar o relacionamento com os clientes.

Fortalecimento de missão, visão e valores

É importante que se tenha claro para a equipe o que a empresa de fato deseja passar. Para isso, o marketing precisa iniciar um trabalho de fortalecimento da missão, da visão e dos valores da empresa. O que se enraíza internamente, reflete externamente, e com certeza trará resultados positivos para a sua equipe e para o seu negócio.

Gameficação

De fato, já é uma realidade. Assim como não conseguimos fugir da febre do Pokémon Go, a interação com os colaboradores vai exigir cada vez mais dinamismo, principalmente nas plataformas de interação (campanhas internas etc). Envolva seus colaboradores na empresa, e faça-os aprender mais a partir de jogos, quizzes e outros conteúdos mais interativos.

Mobile Learning

Cursos online ou vídeos adaptáveis ao celular já estão cada vez mais comuns. Hoje em dia, especialmente, os cursos online não são apenas mais práticos, mas também são mais rápidos – levam o conteúdo necessário para que você absorva o conteúdo em quanto tempo precisar. Identifique o ponto fraco da sua equipe e invista na capacitação dos seus colaboradores com cursos desse tipo, ou mesmo os presenciais de menor duração.

Aprendizagem aumentada

Sim, a realidade aumentada do 3D também vai fazer parte das tendências de 2017 para ambiente de aprendizagem. Os cursos terão uma interatividade tão grande que vão tender a misturar o virtual com o real.

Youtube

O Youtube e o Hangouts (aulas por videoconferência) já são uma tendência nas grandes empresas. Há empresas que toda semana separam vídeos (os famosos tutoriais) para apresentar em suas reuniões. Além disso, alguns vídeos mais divertidos são utilizados por terem a capacidade de fazer com que os colaboradores assemelhem melhor os conteúdos.

Comece traçando suas metas: pegue um papel, e liste todos os pontos a serem melhorados na empresa, além dos pontos que podem ser modernizados. Veja com os colaboradores as possíveis melhorias (mais uma vez, ouví-los é importante!) e com o departamento financeiro o que é viável de ser adaptado.

Programe a sua empresa para sair na frente, antes que ela fique para trás!

2 Comentários

  1. Odilécio disse:

    Muito interessante essa materia.

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