Descubra por que você deve colocar seus colaboradores em primeiro lugar

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Sabe o que falta para sua empresa despontar diante das concorrentes? Investir nos colaboradores.

Seja para líderes experientes ou líderes de primeira viagem, essa é uma habilidade essencial no fortalecimento da empresa.

Até mesmo a Forbes já apontou: cada vez mais empresas estão se voltando para a importância de valorizar seus colaboradores.

Muito mais do que ter slogans e cartazes que promovam essa inclusão, colocar os colaboradores em primeiro significa ter ações claras e consistentes que façam com que eles se sintam valorizados e respeitados.

Mas para isso não basta dar um “tapinha nas costas” no fim do dia, nem mesmo pedir uma pizza nos dias de hora extra.

Valorizar a equipe não é dar vários mimos, mas sim ter uma ação consistente e ao longo do tempo.

Equipe motivada

Continue essa leitura que eu vou te mostrar, em 3 simples Passos, como essa ação pode ser trabalhada.

Vamos lá?

1º passo: Pertencimento

O Pertencimento é importante para que o colaborador se sinta parte da empresa: para que ele saiba que é parte daquela organização e que o sucesso da empresa é o sucesso dele.

Um funcionário que se sente parte importante da empresa possui propósito: ele acredita na visão e valores da empresa e quer contribuir com seus objetivos.

Ele não faz apenas o necessário para seguir o dia. Pelo contrário, ele se dedica de coração ao que faz porque acredita que seu trabalho se encaixa em um objetivo maior.

Um dos pontos essenciais do Pertencimento é, também, fazer com que o colaborador se sinta assegurado em suas necessidades pessoais. E também que a empresa lhe dê segurança.

Um meio muito eficiente de fornecer isso é por meio dos benefícios: fornecer vales e convênios aos colaboradores faz com que eles sintam que suas necessidades são importantes para a empresa.

Isso causa uma maior sensação de pertencimento e, também, um aumento na produtividade.

Investimento nos colaboradores

2º passo: Perspectiva

Já a Perspectiva é como o colaborador vê seu próprio futuro na empresa.

Quais são suas perspectivas de carreira?

Em qual posição ele se vê daqui dez anos?  

Qual é seu foco?

Essa perspectiva é essencial para ele queira crescer junto com a empresa e, mais do que isso: ser parte responsável por esse crescimento.

Na verdade, o sistema de promoção é algo essencial para os colaboradores. De acordo com a Harvard Business School, quando os colaboradores acreditam que as promoções são dadas de maneira justa eles têm o dobro de chances de se esforçar mais no trabalho e planejar um futuro de longo prazo com a empresa.

Além disso, eles têm cinco vezes mais chance de acreditar nos líderes e agir com integridade. Não é impressionante?

Investimento nos colaboradores

3º passo: Prestígio

Não adianta o colaborador se sentir parte da empresa e ver possibilidades de crescimento se ele não se sente valorizado. Isso é o que chamo de Prestígio.

  • Se ele sente que seu trabalho não é importante para o projeto da empresa;
  • Se suas ideias não são ouvidas;
  • Se ele não tem espaço para se expressar.

Uma equipe desmotivada prejudica o trabalhos de todos, não é mesmo?

Ao contratarmos um funcionário, fazemos isso porque acreditamos que sua formação e experiência têm muito a agregar, certo?

Então por que quando eles já estão dentro, muitas vezes, não abrimos espaço para que eles efetivamente utilizem essa experiência?

Por que não abrimos espaços e projetos nos quais eles possam usar sua criatividade, em que eles possam utilizar seu conhecimento e vivência nos problemas e projetos da empresa?

Por mais que algumas funções sejam mais burocráticas que outras, é nossa função como líder permitir que nossos liderados tenham o espaço e o incentivo para sentirem que têm um papel relevante.

Ou seja, que tenham oportunidades para aprimorar cada vez mais seus conhecimentos e que tragam esses conhecimentos para seu dia a dia.

Prestígio, assim, muito mais do que elogiar é dar espaços e oportunidades:

  • Oportunidades de adquirir conhecimento;
  • Oportunidades de expressão;
  • Oportunidades de ações.

O que quero dizer é: espaço para colocar uma ideia em prática e apoio se a ideia falhar.

Até mesmo o grande Steve Jobs falhou muitas vezes antes de ter um projeto de sucesso.

E é o suporte que você dá para seu colaborador nesses momentos que assegura ele que ele deve continuar utilizando todo o seu potencial em projetos inovadores.

Investimento nos colaboradores

E aí? Você já consegue pensar em modos de aplicar esses três 3 Passos? para valorizar seu colaborador?

O que acha de uma ajuda para aplicar esses 3 passos e muitas outras estratégias no seu dia a dia?

Por isso, minha dica é: primeiramente,invista em si.

Isso mesmo!

Investir em você para que o investimento nos seus colaboradores seja ainda mais assertivo e, consequentemente, traga mais resultados para ambas as partes.

Se você investe em você, você consegue ter um direcionamento, ter foco e clareza do que quer alcançar e, dessa forma, vai conseguir se “munir” de estratégias assertivas e eficazes para alcançar sucesso com a equipe e na empresa.

Investir em um programa que te orientará nos passos a serem dados em direção a uma liderança inspiradora, admirada e assertiva é a sua melhor escolha.

Não perca essa oportunidade!

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