O conhecimento NÃO te faz Líder!

Líder, quer ser amigo do seu colaborador?
27 de fevereiro de 2020
Storytelling: a fórmula do sucesso de Hollywood a favor da sua comunicação
2 de junho de 2020

Você já deve estar cansado de ver textos que falam sobre as habilidades e competências das quais um Líder precisa, não é mesmo?

Então, informo a você que esse artigo NÃO é um deles. Na verdade, estou aqui para questionar tudo isso! Até mesmo eu já escrevi vários artigos nessa linha, mas tenho me perguntado se esse tipo de conhecimento é suficiente. Ajuda? É importante? Sim. Mas é sempre preciso pensar em como podemos ir além. 

O que quero dizer é: ler sobre as habilidades e competências de um líder vai te transformar em um Líder? Não, não vai! E vou te falar o porquê!

Ler sobre um assunto te proporciona um conhecimento superficial, ou seja, não faz você especialista naquilo, concorda? Para ser um professor de uma faculdade, por exemplo, você precisa estudar por anos: fazer mestrado, doutorado, pós-doutorado! E um executivo também faz pós-graduação, MBA, certificação… Ou seja, é preciso de muito conhecimento teórico.

Agora eu pergunto a você, para ser um Líder também não é preciso ter conhecimento prático? Eu respondo que sim, é preciso praticar muito para isso.

Você percebeu que falei sobre três tipos de conhecimento? O conhecimento superficial, o teórico e o prático? Bom vou te explicar cada um deles.

1) Conhecimento superficial: – que estou aqui “criticando” – é um entendimento raso sobre o assunto, é como os artigos que você vê por aí, que fala sobre o que um Líder precisa ter, mas não mostram como fazer.

2) Conhecimento teórico:  leva você para outro patamar, sai da zona de superficialidade, se torna especialista. A teoria te mostra as estratégias a seguir e como executá-las de forma eficiente. Ou seja, a teoria te dá entendimento de como fazer, isso é o que geralmente os cursos e faculdades ensinam (e também o que ensino). 

3) Conhecimento prático: este é muito importante, mas, sem o conhecimento teórico, ele não vale de nada. Pense comigo: uma pessoa gosta muito de construção civil, adora desenhar e resolve fazer uma casa sozinho, sem a ajuda de um engenheiro. Essa pessoa possui um conhecimento superficial, leu várias dicas, assistiu tutoriais na internet etc.

Então ele começa a construir a casa, mas não calcula corretamente a fundação do imóvel, o que você acha que acontece? A casa caiu, literalmente! 

Ou seja, para se tornar um Líder, você precisa muito mais do que os artigos que mostram as habilidades e competências. 

Você precisa de um conhecimento teórico e prático!

Mas, agora vou te falar algo muito importante e que, sem isso, você também não se torna Líder: é a humanidade. 

A humanidade que quero dizer é: saber lidar com pessoas, gostar de pessoas e se envolver com pessoas.

Ser Líder é gerir, inspirar, liderar e envolver. É uma posição que lida muito com o psicológico e o comportamento das pessoas, por isso, é preciso alinhar três aspectos importantes:

  • Conhecimento Teórico;
  • Conhecimento Prático;
  • Conhecimento Humano.

Esses elementos, juntos, formam um Líder. O conhecimento humano, assim como os outros, também pode ser aprendido e aprimorado. E para isso existem cursos de comportamento, psicoterapias, inteligência emocional etc.

Agora, se você já possui o conhecimento humano, o que falta é o conhecimento teórico e prático, e com esses dois eu posso te ajudar!

Durante a Formação Executiva, posso te ajudar a entender e melhorar os aspectos que faltam para que você seja um grande Líder, por que, como já expliquei acima, os conhecimentos teóricos e práticos são essenciais para um Líder de verdade. 

Então vamos conversar? Quero te ajudar a alcançar o seu objetivo, não estou aqui para te dar conhecimentos superficiais, estou aqui para te preparar para o mercado de trabalho e para que você possa assumir a posição de Líder!

1 Comentário

  1. SEO disse:

    fantastic and wonderful!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *