O segredo do sucesso da sua empresa está ao seu lado – saiba identificá-lo!

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Pense comigo: secretária não te lembra a palavra “secreto”?

Se você procurar na internet, o primeiro significado que vai achar para a palavra secretária é “mulher que ouve confidências de outrem e delas guarda segredo”. Mas ela não ouve apenas segredos. Ela ouve as frustrações dos fornecedores. Ela ouve as histórias das colegas de trabalho. Ela ouve as broncas (e elogios também!) do chefe.

Casos cotidianos, histórias de amor, as notícias do dia – tudo ela sabe. E tudo ela faz: organiza pagamentos, reuniões, manda e-mails, atende pessoas, empresas, compra flores!

Dia 30 de setembro é comemorado o Dia da Secretária, uma data que pouca gente conhece. Mas a profissão é antiga, e surgiu na Europa e nos Estados Unidos depois da chegada das multinacionais, na década de 1950. Mas, antes disso, durante as duas Guerras Mundiais, as empresas utilizaram mão-de-obra feminina em todas as áreas, enquanto os homens atuavam em conflito (e foi assim que começou-se a sentir a importância de ter uma profissional por perto).

Ser secretária é saber tomar decisões, ser diplomática e motivada. É saber se relacionar com colaboradores de todos os cargos e hierarquias. É ter consciência dos múltiplos papeis que assume, entre eles os de assessora e facilitadora, decidindo as rotinas dos departamentos e intermediando as relações com outras áreas da empresa. É trabalhar sozinha e em equipe, ter bons conhecimentos da língua portuguesa e, por vezes, de outros idiomas também.

A secretária conhece todas as datas comemorativas (até porque, nem dá para imaginar quantas frases em quantos cartões ela já teve que escrever!). Sabe a cor preferida de gestores, diretores, e o telefone da lavanderia, sempre que uma emergência acontece. E, acima de tudo, sabe ser mãe e mulher.

Você tem ao lado mais que uma super-heroína: a secretária é parte do financeiro, do marketing, do departamento de recursos humanos, da comunicação, da empresa e de tudo e todos que passam por ela! Por isso, quando te perguntarem sobre o segredo do sucesso da sua empresa (ou o sucesso que ela ainda pode ter!), não hesite em dizer que a sua secretária é parte dele – ou melhor, boa parte dele.

2 Comentários

  1. NA ORGANIZAÇÃO ;SÓCIA FUNDADORA da organização mundial dos escritores eu era uma secretária e hoje estou na executiva neste caminho da empresa …parabéns é fundamental minha gente.

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