Seus colaboradores conhecem o processo?

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Em rápida pesquisa no meu Facebook, descobri que os líderes das empresas contratam seus colaboradores, em sua maioria, por um motivo: afinidade com o processo da empresa.

Aliás, a sua empresa tem processo?  Se não, ligue o alerta!

O que é processo?

O processo é o coração da sua empresa – é a jornada dela, é por onde passa tudo o que acontece nela, todos os serviços prestados, envolvendo todos os departamentos e todos os colaboradores presentes nas diferentes hierarquias.

Por que isso é tão importante?

Lembra quando você estava na escola, mais precisamente na aula de Matemática, e o professor te ensinava equações?

Se você errasse um único número em qualquer parte do processo, o resultado daria errado, não é?

O mesmo acontece com a sua empresa: se ocorre algum erro, o processo todo é prejudicado (ou seja, todas as atividades do seu negócio!). 

Como lido com isso?

Planejando (MUITO bem!) o processo.  Sente com todos os superiores e estabeleça as regras: por quem vai passar tal tarefa, quem vai centralizar a comunicação da empresa, quais os cargos e funções de cada um. Após isso, documente o processo e apresente aos seus colaboradores. Acredite, em todos os meus anos de experiência, vi como uma simples falha no processo pode comprometer os resultados de maneira tão drástica!

Outra dica

Faça o job description de todos os seus colaboradores, para que todos tenham plena convicção de suas tarefas.

Se, após formalizar o processo você sentir dificuldades em monitorar e mensurar como as coisas estão indo, tente utilizar algum dos softwares de gerenciamento de tarefas disponíveis online.

E aí, vocês já tiveram algum problema com processo? Me contem tudo!

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