Sua equipe sente segurança na sua liderança?

Três lições sobre liderança da série “Pesadelo na Cozinha”
Três lições sobre liderança da série “Pesadelo na Cozinha”
8 de novembro de 2019
Líder de primeira viagem? Veja como se sair bem nesse novo cargo!
28 de novembro de 2019
Sua equipe sente segurança na sua liderança?

Sabia que os maiores problemas das equipes em grandes empresas são a falta de segurança no Líder e o medo de retaliação que o colaborador sente, caso realize alguma tarefa de forma errada? 

A segurança no ambiente de trabalho é imprescindível, e não estou falando de segurança física, estou falando de segurança psicológica! Estar psicologicamente seguro proporciona ao colaborador mais engajamento e liberdade para inovar.

Equipes de alto desempenho sentem firmeza na liderança, ou seja, eles sabem que o líder do time ficará ao lado deles independente do que acontecer e que podem contar com ele para encontrar a melhor solução. 

Quando um time não apresenta resultados e inovações, geralmente isso indica sinal de má gestão, sim. Quando o Líder faz ameaças, demonstra que erros geram punições ao responsável, e desaprova todas as ideias apresentadas, tais atitudes geram pressão psicológica e, consequentemente, medo. 

Quando o local de trabalho é desafiador, mas não ameaçador, as equipes têm mais liberdade para ampliar os horizontes e construir novas estratégias e produtos. A confiança é um fator muito importante no sucesso da equipe.

Então, como você pode aumentar a segurança psicológica da sua equipe? Tente aplicar as seguintes dicas no seu dia a dia.

1. Seja um colaborador e não adversário

O verdadeiro sucesso é um resultado em que todos saem ganhando, por isso, quando surgirem conflitos, trate seu liderado como um colega de trabalho e peça a opinião. “Como você acha que podemos alcançar o resultado desejável?”.

Demonstrar que você valoriza a opinião dele faz com que ele se sinta importante e que compartilhe a opinião sempre que achar necessário, proporcionando uma relação de confiança.  

2. Seja humano

Todos temos necessidades, somos humanos, então, aja como um. Respeito, competência e autonomia é o que todos buscamos, reconheça essas necessidades do outro, pois essa atitude gera confiança e promove comportamentos positivos nos colaboradores.

Sempre analise as situações pensando no lado humano, seja empático, tente entender e se coloque no lugar do outro. Pergunte-se: “o que eu gostaria que meu líder fizesse nessa situação?”

3. Antecipe as reações

Pense com antecedência na reação do seu time diante de uma discussão e planeje. Enfrente conversas difíceis de frente e prepare-se para as possíveis respostas. Talvez seja necessário reunir evidências concretas para reforçar seus argumentos. Pense: “Se eu posicionar meu argumento dessa maneira, quais são as possíveis objeções e como responderia a esses contra-argumentos?” Observar a conversa por essa perspectiva expõe as fraquezas das suas ideias e incentiva você a repensar seus argumentos.

4. Procure entender os fatos demonstrando curiosidade

Um problema ocorreu e precisa saber como e porque? Ao invés de culpar a equipe, aja com curiosidade. Mostre fatos e pergunte, por exemplo: “Imagino que existem vários fatores em jogo. Talvez possamos descobrir juntos quais são eles?”

Em geral, as pessoas responsáveis ​​por criar um problema já possuem a solução, então peça soluções! Exemplo: “O que você acha que precisamos fazer aqui?” ou “Como eu poderia ajudá-lo a resolver?”

5. Peça feedback e analise a segurança da sua equipe

Pedir um feedback sobre a conversa e como abordou o assunto desarma o outro, além disso, pode te ajudar a melhorar alguns aspectos e aumentar a confiança da equipe na sua capacidade de liderança.

Utilize esse feedback como uma forma de medir a segurança psicológica da sua equipe, pergunte periodicamente o quão seguros eles se sentem e busque saber como poderia melhorar o sentimento de segurança.

Monte enquetes anônimas, chame o colaborador para uma conversa e ouça o que seu time têm a falar. Seja aberto a novas ideias e propostas. 

Ao criar esse senso de segurança psicológica na sua equipe, juntos vocês poderão atingir níveis mais altos de engajamento e motivação.

O que achou dessas dicas? Quer se tornar um líder respeitado e admirado pela sua equipe? Durante uma mentoria, posso te ajudar a melhorar pontos importantes na sua liderança e alcançar sucesso com a sua equipe.

Vamos fazer isso juntos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *