Todo líder precisa ser extrovertido?

Ambição é um sentimento ruim?
26 de junho de 2017
Você conhece os cinco estágios da Comunicação?
11 de julho de 2017

Você se considera uma pessoa reservada? Isso já impediu seu crescimento na carreira?

Sempre tivemos a ideia de que um líder é aquele que traça planos, dá ordens e, acima de tudo, é extrovertido e se sobressai em seu grupo. Porém, qual é o real perfil de um líder? Será mesmo que um introvertido não pode ser líder?

Nem sempre ser extrovertido é a garantia de sucesso para um líder, porque ter essa característica também pode não ser tão vantajosa quanto parece. Afinal, um extrovertido costuma falar mais (e sem muito planejamento), e ser menos propenso a ser receptivo, o que pode tanto gerar situações complicadas quanto limitar a criatividade e inovação da equipe.

Em contrapartida, um líder introvertido pode não conseguir ser tão ousado, desinibido ou autoconfiante quanto um extrovertido. Por isso, irá encontrar algumas dificuldades para expressar os seus objetivos, por exemplo.

Então, como ser um líder bem-sucedido?

Assim como qualquer tomada de decisão ou estratégia na gestão de uma equipe, a fala também deve ser monitorada e planejada para que se obtenha a melhor comunicação possível e, então, os melhores resultados.

Além disso, temos que saber que ninguém é totalmente e exclusivamente introvertido ou extrovertido. Carl Jung, pai da psicologia analítica, já explicou há muito tempo atrás que ambas as atitudes existem dentro de nós, mas só uma delas foi mais desenvolvida. Isso quer dizer que a extroversão cochila no fundo do introvertido, portanto, sempre é possível aprender a fazer o equilíbrio entre as duas.

Na verdade, o que é imprescindível para um bom líder é a boa comunicação. Um líder competente é aquele que consegue se comunicar com uma estrutura clara de autoridade e direção, mas também que consiga ser aberto às sugestões e que seja capaz de estimular o esforço dos colaboradores para que sejam mais proativos. Outra habilidade que também é muito possível de se aprender!

Com isso, o líder, seja ele extrovertido ou introvertido, cria de fato oportunidades para os funcionários contribuírem com a empresa, em qualquer posição, transformando a empresa em um verdadeiro sucesso.

Então não existe um melhor do que o outro?

Não! O que concluímos é que os estilos de liderança podem ser igualmente eficazes, contanto que o líder esteja pronto para elaborar estratégias, construir metas e acompanhar e ajudar o seu time a concluir os diferentes objetivos por meio de uma comunicação eficaz.

 

Seja você introvertido ou extrovertido, quer aprender a ter uma boa comunicação?

Então dê uma olhada aqui e veja como!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *