Vai, Anitta! 5 lições de liderança que você deve aprender com Anitta

100 palavras que TODO Líder de Primeira Viagem deve saber
24 de janeiro de 2019
Líder de primeira viagem, você conhece bem seu principal desafio?
28 de março de 2019

Quem você admira? Por que você admira essa pessoa? Que atitudes e ações dela servem como inspiração para você? Como levar isso para a sua carreira profissional?

Hoje estou aqui (como estou todas as semanas! rs) para falar com você sobre liderança: um tema  para ser discutido tanto por quem já é líder – líder experiente ou de primeira viagem – quanto por aqueles que ainda não são.

Mas, diferentemente dos últimos conteúdos publicados, hoje trago a reflexão sobre as atitudes e postura da Anitta: cantora, compositora e, mais recentemente, empresária e palestrante.

Mas por que a Anitta?

Há algumas semanas passei perto de uma banca de revista e meus olhos foram hipnotizados por uma capa roxa. Fui me aproximando e me deparei com a figura da Anitta estampada na capa da revista Exame. Junto com a sua imagem, uma frase aguçou a minha curiosidade: A startup Anitta.

Comprei a revista imediatamente! E, lendo a reportagem, tive que pesquisar mais… Pesquisei, pesquisei, pesquisei… e cheguei a uma conclusão. Continue sua leitura que eu vou te contar.

Independente de gosto musical, é inegável que ela é uma figura influente na música contemporânea brasileira.

Como Anitta saiu da periferia do Rio de Janeiro e alcançou fama internacional? Você já parou para pensar nisso? Sem dúvida, é uma grande conquista e temos muito o que aprender com essa trajetória meteórica. E por isso, faz sentido considerar Anitta uma startup, E tem muitas outras razões. E vou te mostrar todas elas agora.

Lendo e pesquisando, descobri que Anitta e eu temos duas características em comum!

Sim, nós encaramos a liderança sob uma perspectiva muito semelhante:

  • Anitta e eu, em nossas contratações, optamos por escolher pessoas mais “inexperientes”, que venham sem “vícios” de outros trabalhos.
  • Além disso, mesmo em área distintas, com o passar dos anos, tivemos nossa carreira direcionada a ministrar palestras em organizações, instituições e eventos.

(Ah, e também somos cariocas e temos a música como parte fundamental de nossas vidas! Rs. Qualquer dia conto para vocês sobre minha relação com a música, ok?).

Além disso, mesmo em área distintas, com o passar dos anos, tivemos nossa carreira direcionada a dar palestra em organizações e instituições.

(Ah, e também somos cariocas e temos a música como parte fundamental de nossas vidas! Rs. Qualquer dia conto para vocês sobre minha relação com a música, ok?).

Bom, independentemente se você admira ou não o gênero musical de Anitta, quero propor uma reflexão:

Anitta poder ser considerada uma líder? Sim ou não?

Estou aqui para defender que sim! Anitta é uma líder!

Ela assumiu a liderança da própria carreira a partir do momento que percebeu que as decisões que estavam sendo tomadas em seu nome não condiziam com seus valores e com seu modo de pensar.

Então, com visão estratégica e focada em um objetivo maior – alcançar uma carreira internacional – ela tomou as rédeas da sua carreira e pôs em prática um projeto grandioso, planejado e organizado, para ser um sucesso não somente no Brasil, mas mundial.

No artigo de hoje, vou te mostrar quais as principais características de Anitta que foram decisivas para ela se tornar a líder do próprio negócio, ou seja, da empresária da sua carreira e, assim, alcançar patamares ainda maiores. Continue sua leitura!

Quem é Anitta?

Primeiramente, é importante saber quem é Anitta. Para aqueles que não a conhecem, estou aqui também para atualizá-lo. Aos 25 anos, Larissa de Macedo Machado, mais conhecida como Anitta, tem conquistado cada vez mais a admiração e respeito do Brasil e do mundo.

E isso não se deve apenas ao sucesso como cantora e compositora, mas também graças à forma de liderar e gerenciar sua equipe, conduzir a sua carreira e desenvolver estratégias para aumentar ainda mais a sua popularidade.

Anitta “bombou” no Brasil em 2014, com o hit Show das Poderosas. E, a partir de então, iniciou sua jornada de sucesso. Acreditem, não foi fácil! A artista sempre relata em entrevistas e palestras que no começo tudo era muito difícil, principalmente por causa da visão preconceituosa do gênero funk. Apesar disso, com uma mente blindada e com foco no objetivo maior, ela deu a “volta por cima” e, então, todos os desafios e dificuldades foram enfrentados e superados.

Erros e tropeços? Claro que aconteceram, mas Anitta sempre foi muito focada e determinada e os reverteu, transformando-os em aprendizado.

Vamos ver agora as 5 Lições de Liderança que podemos aprender com a Anitta!

1.Escolha minuciosamente a sua equipe

A partir do momento que Anitta decidiu que não continuaria com a sua empresária e que tomaria o seu negócio, ou seja, sua carreira, “de volta”, ela selecionou, cuidadosamente, quem faria parte da sua equipe.

Devido aos erros cometidos no passado, em todas as suas contratações ela sempre opta em escolher pessoas nas quais ela realmente confia para compor uma equipe harmônica e de acordo com os seus propósitos.

Inclusive, de acordo com a Folha de São Paulo, Anitta sempre escolhe contratar funcionários sem experiência e, dessa forma, “educá-los a sua maneira”.

Também, é importante dizer que a cantora tem uma relação muito boa com toda a sua equipe. É claro que há momentos em que é preciso “puxar a orelha” ou, até mesmo, dar feedbacks negativos, mas faz parte do papel do líder ter o que chamo de “conversas difíceis”, sendo firme e direto quando a equipe não está respondendo conforme o esperado.

De acordo com a própria equipe da artista, termos como “nós” e “nosso” são sempre ditos por Anitta. Podemos dizer que isso demonstra que ela não pensa somente em si mesma, mas sim na equipe toda crescendo juntos.

Um líder não é um líder sem uma equipe. E uma equipe, por sua vez, é composta por pessoas que possuem suas peculiaridades. Tendo isso em mente, os líderes devem pensar estrategicamente e empaticamente nessas pessoas que deverão estar muito próximas a ele, tanto fisicamente, quanto em relação às visões e valores.

Equipes que são compreendidas e valorizadas por seus líderes se tornam cada vez mais comprometidas, engajadas e produtivas.

2.Planeje, tenha visão estratégica e foco

A partir do momento em que Anitta decidiu se lançar internacionalmente, foi preciso se preparar, se planejar de maneira estratégica e ter foco para que esse empreendimento alcançasse sucesso.

Diante disso, a cantora, primeiramente, se fortaleceu em seu país de origem, tanto por meio de lançamentos, de parcerias, quanto participações especiais em eventos, como, por exemplo, a abertura dos Jogos Olímpicos.

Além disso, no âmbito internacional, ela foi diversas vezes às casas noturnas da Espanha para estudar aquele mercado. Nessas ocasiões, ela observava e analisava o que aquele público escutava e também conversava com DJs sobre as tendências daquele país.

É importante dizer que uma das grandes estratégia arquitetadas por Anitta era unir o mercado da música brasileira e o mercado da música latina para ter forças suficientes para adentrar fortemente no cenário da língua inglesa.

O resultado do intenso preparo, planejamento e foco, unidos com a liderança, determinação e perseverança levaram a Anitta ao Top 50 Global, do Spotify e, também ao ranking da Billbord. E, com isso, ela é atualmente a brasileira de maior destaque no mercado estrangeiro.

Assim como Anitta, todos os líderes precisam agir dessa forma, pois ninguém alcança algo realmente grandioso sem essas três atitude: preparação, planejamento e foco. A união desses três aspectos é o que faz realmente a diferença na carreira de qualquer profissional.

3. Tenha visão empreendedora

A partir de 2014, a cantora começou a ganhar espaço na mídia e, aos poucos, conseguiu atingir patamares altíssimos, alcançando bastante renome em solo brasileiro. Ela podia ficar onde estava, em uma posição confortável e favorável a ela, mas Anitta decidiu não se acomodar e ir em busca de um degrau ainda mais alto: o sucesso internacional.

Mesmo após receber o título de artista de maior destaque fora de seu país, ela não parou e começou a dar dicas e palestras em eventos nacionais e internacionais sobre negócio, gestão e empreendedorismo concomitante com sua carreira como empresária de dois cantores e da sua própria produtora: Redemoinho.

Líderes que exercem seu papel de forma exímia e que inspiram àqueles que estão a sua volta devem agir da forma como Anitta trilhou brilhantemente o seu ascendente crescimento.

Você sempre deve se projetar em um lugar maior onde está neste exato momento. É preciso pensar grande e ser empreendedor do negócio, e, principalmente de si. Ter a visão de sempre querer mais é uma excelente forma de desempenhar sua liderança de maneira inspiradora e com autoridade.

4. Faça parcerias sólidas

Sempre, nas mais diversas situações, as pessoas precisam umas das outras. Com isso em mente e aliado às estratégias planejadas, Anitta fez parcerias extremamente sólidas para alcançar o seu objetivo.

Em Vai Anitta, seu seriado da Netflix, esse aspecto é bastante evidenciado não só por ela, mas também por empresários internacionais que até então não a conheciam, mas foram conquistados com o seu esforço e dedicação em contatá-los e mostrar o seu trabalho e, também, pela garra, talento e carisma demonstrados.

Além de empresários e produtores internacionais, Anitta fez parcerias com grandes nomes da música internacional, tal como, Major Lazer, Poo Bear, Alesso e J. Balvin.

Segundo a Folha de São Paulo, a cantora diz que “a internacionalização tem sido construída com parcerias, mistura de ritmos do momento e faixas em outros idiomas. Para ela, quem deseja atuar em mercados estrangeiros precisa estudá-los primeiro.”

Líderes devem sempre fazer parcerias com pessoas da mesma área ou, até mesmo, de áreas distintas com o intuito de inovar, agregar a liderança e também o relacionamento com a equipe.

5. Estude e se qualifique

Anitta tem defendido em suas palestras e entrevistas a valorização do estudo para mudarmos a realidade brasileira a longo prazo. Segundo ela, ela sempre foi incentivada pelos pais, mas infelizmente essa não é a realidade de muitas pessoas.

Mas, também podemos levar esse olhar de importância e necessidade em investir em estudos para o âmbito da liderança.

A artista cursou Administração em uma escola técnica e fala que o que ela aprendeu tem norteado a condução da sua carreira. Além disso, algo que difere Anitta de inúmeros outros artistas brasileiros é a sua fluência na língua inglesa e na espanhola.

A cantora afirma que começou a estudar inglês ainda na adolescência e por insistência da mãe. Inclusive, hoje ela agradece, publicamente, sua mãe sempre em diversas ocasiões em que ela é elogiada. Já o espanhol foi aprendido quando ela decidiu explorar o mercado de música latina.

É importante dizer que ela sempre está em busca de se aperfeiçoar a sua fala nessas línguas estrangeiras para que na hora de cantar fique mais próximo da pronúncia estrangeira.

Toda essa dedicação e desempenho em relação a sua postura como líder, empreendedora e empresária fez com que ela recebesse vários convites para palestras sobre gestão e empreendedorismo. No ano de 2018, ela participou de 8 palestras. O 44º Congresso Nacional Sobre Gestão de Pessoas e o Brazil Conference, em Harvard foram duas delas.


Assim como Anitta, líderes precisam o tempo todo estudar e se qualificar em relação às habilidades necessárias para se desenvolverem como incríveis e inspiradores líderes em seus negócios. Habilidades de liderança, por exemplo, devem ser aprendidas e atualizadas, além das habilidades comunicativas e de desenvolvimento pessoal.

E aí? Já tinha pensando em todos essas lições ensinadas por Anitta para o Brasil e para o mundo?

A partir da reflexão que propus, quero que veja quais aspectos você, como líder, deve se aperfeiçoar e, então, leve para a sua liderança.

Busque ser um exímio líder, que inspira e transmite segurança e força para aqueles que estão a sua volta. Construa uma carreira brilhante em seu mercado. Seja autêntico, independente e estratégico para alcançar todos os seus objetivos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *