Você conhece os cinco estágios da Comunicação?

Todo líder precisa ser extrovertido?
4 de julho de 2017
Qual é a fórmula do fracasso das grandes empresas?
25 de julho de 2017

Quando o assunto é crescimento e aprimoramento profissional, existe uma exigência cada vez maior por parte das empresas quanto aos relacionamentos, sejam internos (colaboradores, gestores, líderes) ou externos (clientes).

E é bem fácil de saber o porquê dessa preocupação: uma empresa vive de pessoas, do relacionamento entre pessoas para o bem comum, o bem da empresa.

E o que é essencial a todo relacionamento?

Ora, a comunicação!

Então, se você quer ter uma carreira bem sucedida deve saber que a comunicação contribui muito para isso. Mas você sabia que a comunicação tem cinco estágios?

Vamos conhecê-los?

 

Primeiro Estágio

No primeiro estágio, chamado de Comunicação Básica, estão os cumprimentos, a conversa trivial e superficial. Neste nível não há comprometimento, aproximação ou outro tipo de relacionamento, é como aquele “oi” descompromissado que damos a alguém enquanto andamos na rua.

Segundo Estágio

No estágio 2, ou Comunicação de Rotina, existe uma troca de informações que pode ou não ser seguida de comentários pessoais. É um estágio comum nas empresas, no qual, após a saudação inicial, vem um breve diálogo.

Terceiro Estágio

Já no terceiro estágio, a Comunicação das Ideias, as pessoas se arriscam a expor os seus próprios pensamentos e opiniões. Aqui o profissional se desenvolve mais, porque ele conquista uma liberdade de expor os prós e os contras dos processos da empresa. Podemos dizer que a principal ferramenta utilizada neste estágio é o “brainstorm”.

Quarto Estágio

A Comunicação Efetiva está no quarto estágio, onde as ideias são mais aprimoradas e a comunicação tem mais efeito. As decisões começam a ser elaboradas de modo mais consistente, chegando a um nível gerencial. As pessoas se comunicam de forma mais clara, e a exposição das ideias é mais objetiva.

Quinto Estágio

Mas é no último estágio que a comunicação atinge o seu ápice! A Comunicação por Resultado, o quinto estágio, é o nível em que o conhecimento se alia a uma grande expertise. Profissionais neste estágio conseguem se comunicar com qualidade, controle e confiança, construindo uma autoridade que é capaz de melhorar a imagem da empresa e gerar lucros.

E como chegar ao último estágio? Com um líder gerenciando bem a equipe.

E como um líder pode se aproveitar disso?

O papel do líder é o de conseguir melhorar os diversos estágios da comunicação de sua empresa, proporcionando, assim, condições de um maior crescimento e comprometimento de seus colaboradores.

Com uma boa comunicação um líder pode fazer com que cada profissional supere seus limites e tenha a oportunidade de desfrutar dos seus próprios talentos.

Para saber como você, líder, pode fazer a sua equipe chegar ao último estágio de comunicação em pouco tempo, eu tenho um curso especial para vocês! Veja mais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *