O poder do foco

Você tem medo de errar?
29 de novembro de 2016
5 dicas para manter a concentração no ambiente de trabalho
20 de dezembro de 2016

Quando você ouve a palavra “foco“, o que te vem a sua mente?

Muito provavelmente você se lembra da concentração nos seus objetivos pessoais e profissionais, não é mesmo?

Bom, na verdade, foco está relacionado, primeiramente, com fotografia e com luz, já que o foco de luz representa “um ponto para o qual converge um feixe de luz”.  Ou seja, é onde a luz se concentra e onde a atenção se prende para compor a harmonia da foto.

Por isso, pensando nessa definição mencionada, o foco é incorporado ao ambiente profissional; uma vez que, o ponto representa o seu objetivo, e o feixe de luz, por sua vez, é você! Ou seja, a pessoa que tem que estar no lugar correto, intacto, concentrado e atento a tudo que quer alcançar.

O foco se tornou uma das competências mais valorizadas no mercado, justamente por ser difícil de se alcançar com excelência (difícil, mas não impossível, ok?). Afinal, profissionais que são capazes de manter a concentração e o foco em seus objetivos conseguem obter resultados muito maiores!

Porém, a pergunta que mais ouço é: “- Laila, como manter o foco e  conseguir fazer isso da maneira correta?”

E eu respondo! Basta seguir as 5 dicas a seguir!

1- Faça uma to-do list

Ou seja, faça uma lista do que fazer.

Todos os dias, faça tópicos das tarefas que você precisa exercer no ambiente de trabalho e enumere por graus de importância (pode parecer “brega”, mas canetas coloridas podem te ajudar a diferenciar e organizar melhor a sua lista!).

Também é importante fazer uma to-do list para a vida pessoal, com objetivos pessoas a serem alcançados, lugares para conhecer, conteúdos para estudar, entre outros.

Não espere o início ou fim do ano para traçar suas metas, faça isso agora mesmo!

2- Reserve um período para os e-mails

Todos os dias, estabeleça algumas diárias horas para ler e responder seus e-mails. De preferência, sugiro que, faça isso em um único período e não pare a todo momento para checá-lo, pois isso pode prejudicar seu ritmo e sua concentração durante o expediente.

Para uma maior organização dos e-mails, uma boa dica é filtrá-los, separá-los em pastas e limpar sua caixa de entrada semanalmente.

3- Cuidado com a ansiedade!

Pessoas muito ansiosas se desesperam, pois querem fazer muita coisa e, na maioria das vezes, acabam fazendo poucas ou até mesmo nada! Controle a sua ansiedade para poder render mais e conseguir resolver, de maneira bem-sucedida, todos os obstáculos rotineiros que surgem no ambiente profissional!

Uma boa dica para as pessoas muitos ansiosas e muito tensas é desenvolver algum tipo de atividade física antes ou depois do expediente como forma de relaxar e aprender a se controlar diante das adversidades.

4- Alterne: concentração x descontração

Psicólogos dizem ser ideal ficar aproximadamente 25/30 minutos hiperconcentrado em alguma atividade e, após isso, se dar como “bônus” uma conversa com um colega ou levantar para tomar um café.

Também, é permitido olhar o celular, contudo, em relação a isso, você deve tomar MUITO cuidado! Celulares e redes sociais são responsáveis por quase 100% do desvio de foco dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Ah! E só ouça música, principalmente instrumentais, se isso também não for prejudicar a sua concentração.

5- Organização é tudo!

É impossível ter foco em um ambiente (interno e externo) desorganizado. Mesas, anotações, relatórios e arquivos devem estar sempre organizadas. Vamos alinhar as suas coisas e mãos à obra!?

Dito tudo isso, a to-do list, a primeira dica, é por onde você deve começar!

Agora é hora de você agir!

Vamos lá?

Um abraço,

Laila Vanetti.

1 Comentário

  1. Olá Laila, Boa tarde!!!

    Caramba, Realmente, esses é um dos pontos que mais estar tirando a concentração de quem quer acalçar um objetivo.
    o meu por ex, exatamente isso, o FOCO, mais parece fácil falar, mais é completamente diferente de praticar, mais gostei de suas dicas.

    Muito obrigado e sucesso Laila.

    Até a proxima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *