Três passos para o sucesso profissional – Parte 1 de 4

Empatia
Empatia, o sentimento que falta em muitos líderes
16 de janeiro de 2020
Três passos para o sucesso profissional – Parte 2 de 4
30 de janeiro de 2020

O que você precisa para ter sucesso? O que você almeja na sua vida profissional? E do que você necessita para alcançar seu objetivo?

Sabe aquele cargo que você quer? Alguém precisa aprovar sua promoção para que você consiga alcançar, não é mesmo? Então o que você precisa é que o responsável diga SIM para você!

Em todos os momentos na nossa vida precisamos que alguém nos diga SIM. SIM para um aumento de salário, SIM quero comprar seu produto, SIM quero casar com você! Rsrs

Brincadeiras à parte, essa é a nossa realidade, não é verdade? Dependemos que o outro concorde conosco para alcançarmos o que desejamos.

Desde a antiguidade, existem as técnicas de argumentação e persuasão que permitem uma comunicação que influencia as pessoas, pois permitem criar “pontes” com o outro durante uma conversa.

O Método dos 3 SIMs

Após estudar muito esses temas, criei o Método dos 3 SIMs, que une as técnicas de argumentação e persuasão com as descobertas da neurociência, que estuda os segredos do nosso cérebro.

Durante as próximas três semanas vou mostrar como alcançar o SIM que você precisa.

Mas, antes de começar a falar dos SIMs, preciso te mostrar como o processo de persuasão é explicado pela neurociência. 

A neurociência nos oferece informações interessantes sobre o funcionamento do cérebro humano. O cientista Paul Maclean desenvolveu a teoria do Cérebro Trino.


A teoria do Cérebro Trino diz que o cérebro humano é dividido em três partes: instinto, emoção e razão. Imagem: Freepik

Essa teoria diz que o cérebro humano é dividido em três partes: instinto, emoção e razão.

Essas estruturas cerebrais, segundo a teoria, evitam que a pessoa seja persuadida, e são as “defesas naturais”. Essas defesas são uma barreira, ou seja, uma estrutura invisível, mas poderosa! Todos nós possuímos essas barreiras que nos protegem de perigos e regulam nossos comportamentos e decisões. Esse é um traço da evolução do cérebro humano que começou há milhares de anos com nossos ancestrais, e permanece em nós até hoje. 

Por isso, para persuadir alguém, você precisa ultrapassar essas três barreiras para convencer uma pessoa. Quando vencemos essas três etapas, conseguimos o SIM!  

  • A primeira parte do cérebro é responsável pelo comportamento agressivo de luta, de reprodução e de sobrevivência; pelo instinto de lutar ou correr. Ela representa o medo e instintos primitivos;
  • A segunda é responsável pelas emoções e pelo comportamento de conexão social. É amplamente conhecido como o “cérebro do sentimento”;
  • A última é a mais evoluída parte do cérebro, chamada de “cérebro inteligente”. É responsável pela racionalidade e lógica, e foi a última região no cérebro desenvolvida, e que nos separa de todos os animais..

Agora vou te contar um segredo…

Existe uma ordem específica para poder persuadir alguém, e é o que vou te explicar aqui. Por exemplo, não adianta chegar com argumentos racionais logo de início quando precisar persuadir uma pessoa. O cérebro tem um processo e é essencial seguir a ordem para conseguir vencer as defesas naturais que todos nós temos.

Então, é por isso que chamo de método dos “Três SIMs”, porque você precisa vencer as três camadas do cérebro antes de alcançar o sim definitivo. Assim, podemos aumentar o nosso poder de convencimento de uma forma ética. É um “poder do bem”, pois não se baseia em agressividade ou medo, e sim no diálogo e numa comunicação não-violenta!

É possível ser promovido no emprego, conseguir o aumento de salário ou fazer a sua equipe abraçar suas ideias e projetos. É possível mudar nossa vida para melhor e desfrutar de uma carreira de sucesso.

O que acha disso? Na semana que vem vou te explicar como vencer a primeira etapa e alcançar o primeiro SIM. Esse será o primeiro capítulo da nossa “minissérie” para conquistar os três SIMs: instinto, emoção e razão.

Nos falamos na semana que vem, combinado? Não deixe de abrir o e-mail quinta-feira que vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *