Você, líder, inspire-se no Tite!

Aprenda a Ouvir para saber como Influenciar
27 de junho de 2018
Escuta Autoritária: Não Pratique Essa Ideia. Aprenda a saber ouvir!
11 de julho de 2018

“A liderança é uma poderosa combinação de estratégia e caráter. Mas se tiver de passar sem um, que seja estratégia”. – Norman Schwarzkopf

 

Você, que exerce papel de liderança em uma empresa, sabe o que precisa ter em comum com o treinador Tite para alcançar melhores resultados?

 

Nas últimas semanas, ao observar as mídias sociais, os telejornais e, até mesmo, os comentários da equipe confirmei aquilo que há algum tempo tinha refletido: como as pessoas ficam entusiasmadas e animadas com a Copa do Mundo!

Acredito que, inclusive para aqueles que não gostam tanto de futebol, nesse período é diferente. E, dessa forma, aquele amor e vibração pela nossa pátria são exteriorizados de forma contagiante, principalmente quando os gols são feitos pela Seleção Brasileira.

Então, pensando nesse tema tão intrínseco na vida dos brasileiros, sobretudo nas últimas semanas, quero destacar um personagem que ganhou bastante destaque graças a sua exímia forma de exercer sua liderança: Adenor Leonardo Bacchi, mais conhecido como o treinador Tite.

 (Foto de divulgação do Estadão Conteúdo)

Tite iniciou sua carreira como jogador de futebol na década de 70, se destacando na posição de volante. Passou por vários times, contudo teve que encerrar sua carreira, prematuramente, aos 28 anos, devido a sérias lesões em seu joelho. Subsequente a esse episódio, ele graduou-se como educador físico e iniciou sua carreira como treinador em pequenos clubes de divisões menores. Conforme os anos foram se passando, com muito empenho, qualificação e liderança, foi atingindo níveis cada vez maiores.

Nos anos 2000, sua carreira como treinador realmente decolou graças a algumas vitórias sobre times de grande renome. Assim sendo, desde então, vem alcançando patamares cada vez mais elevados. E todo sucesso, além de ser resultado do incrível trabalho que ele vem exercendo, também está diretamente associado à forma como ele desempenha a liderança diante das diferentes equipes que conduziu.

De acordo com o portal Torcedores.com, o jogador Willian – que foi convocado para participar da Seleção Brasileira – fala que a forma como Tite se mostra diante da equipe, foi o primeiro passo para que o time melhorasse seu desempenho. Ou seja, o fato dele apresentar-se como um verdadeiro líder, ou seja, exercer a liderança de forma inigualável, fez com que a Seleção Brasileira realmente se redirecionasse a outro rumo e conquistasse cada vez mais vitórias.

 

“Tite conversa com todos da mesma forma e não só apenas com os 11 titulares. Ele se mostra preocupado em envolver todo o elenco nos resultados positivos ou negativos da equipe. Isso é um tipo de valorização que o treinador proporciona e que ganha respeito com todos”. – William Borges

 

(Foto de Pedro Martins Mowa Press para o Destak Fotografias)

Tite se apresenta como aquele que influencia, estimula e auxilia seus jogadores a alcançarem metas, a se desenvolverem, além disso, por meio da sua liderança, ele apresenta a sua autoridade e credibilidade graças a sua postura segura, confiante e competente. Também, é importante evidenciar que, na hora de se comunicar, ele sabe estruturar sua argumentação
e manter um discurso claro e coerente para toda a equipe e, também, para a imprensa.

E essa sua postura vai ao encontro do que eu revelo a todos os líderes e aspirantes a líderes que me procuram para entender mais sobre como exercer a liderança de forma a influenciar a equipe e atingir resultados relevantes.

A forma como Tite concretiza sua liderança é a prova real de que não basta estar na posição de líder se você não age como um! É necessário muuuito mais! É preciso de estratégia, caráter, técnica e poder de influência
para conduzir a sua equipe ao seu objetivo, nesse caso, às vitórias.

Seus ensinamentos e liderança vão muuuuito além das “quatro linhas”…

O estímulo ao trabalho em equipe, a forma como resolve adversidades e a maneira como se relaciona com os jogadores – titulares e reservas – são aspectos importantíssimos que fizeram com que a equipe voltasse ao seu papel de destaque após um período de crise.

Por isso, a liderança de Tite que está trazendo resultados para a Seleção Brasileira é um exemplo a ser aplicado em grandes e pequenas empresas, uma vez que, o gestor, o líder, mais do que uma posição de destaque, tem que ter atitudes que condizem com tal cargo para que, de fato, resultados incríveis sejam alcançados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *