Três passos para o sucesso profissional – Parte 2 de 4

Três passos para o sucesso profissional – Parte 1 de 4
23 de janeiro de 2020
Três passos para o sucesso profissional – Parte 3 de 4
6 de fevereiro de 2020

Como está a sua busca pelo sucesso profissional? Precisa de um empurrãozinho?

Brincadeiras à parte, o que você acha que está faltando para alcançar o SIM que precisa? O SIM que vai mudar a sua vida profissional?

Na semana passada iniciei uma “minissérie” de artigos que vão te auxiliar a conseguir a aprovação de que você precisa. No artigo anterior, expliquei como a neurociência pode nos ajudar nessa jornada. Se você ainda não leu, clique aqui. 

O texto de hoje é o PRIMEIRO PASSO para o seu sucesso profissional, vou falar sobre o primeiro SIM!

Lembra do que eu disse sobre o “Cérebro Trino”? O Primeiro SIM está diretamente relacionado com essa área do cérebro que lida com medos e instintos, e é seu “passaporte” para dar o primeiro passo em conseguir aquilo que você deseja!

Agora, PARE, conte cinco segundos. Contou? Esse é o tempo que uma pessoa leva para formar a primeira impressão da outra. Isso é o que diz uma pesquisa realizada por Amy Cuddy, da Harvard Business School. 

Sabe o que quer dizer? Que você tem que causar uma boa primeira impressão em apenas cinco segundos. Difícil, não? Principalmente ao estabelecer um contato em situações em que decisões importantes ou cruciais são definidas, não é verdade?

Para levar o outro a fazer o que você deseja, é preciso, antes de tudo, estabelecer um diálogo e despertar no interlocutor o interesse por aquilo que você expressa. E para que ele tenha interesse em dialogar

com você, não basta apenas começar a falar, é necessário “causar uma boa impressão”.

Esta boa impressão é construída o tempo todo, no dia a dia pessoal e profissional, e não se limita a uma técnica que você aprende e aplica em uma conversa.

Conhecimento, a Competência e a Coerência

Para alcançar o grande SIM é preciso manter alinhados Conhecimento, Competência e Coerência, porque esses aspectos são fundamentais para a conquista de cada um dos 3 SIMs que vou mostrar para você.

Para alcançar o Primeiro SIM, você tem que ter Conhecimento. Conhecimento de si, da sua qualificação, e daquilo que você tem a oferecer ao seu interlocutor.

Você acha que é possível causar uma boa primeira impressão durante uma conversa se você não têm conhecimento? Sem ele, você não possui argumentos para apresentar suas ideias e, por isso, não consegue ultrapassar a barreira do cérebro reptiliano.

Lembra o que disse sobre o “Cérebro Trino”?

Quando falamos de Competência, queremos dizer saber usar o Conhecimento a seu favor, ainda no Primeiro SIM. É olhar para o seu público e ser capaz de decifrar, de forma rápida e até mesmo instintiva, as exterioridades (por meio da vestimenta, dos olhares, da expressão corporal) e, a partir disso, qual a primeira ação que ele vai executar. Essa é a essência do cérebro reptiliano, do Primeiro SIM, a reação imediata inconsciente.

Por último, a Coerência é estar ciente da lógica de todo o processo que está envolvido no Primeiro SIM. É saber gerenciar as expectativas presentes na situação em questão, de modo que elas façam sentido para os interlocutores.

Aliando estes três Cs você vai alcançar o primeiro SIM! O primeiro SIM é a aceitação do outro, é a conexão que você faz com o próximo, é a primeira impressão. 

O primeiro passo para o seu sucesso é cativar o outro, seja em uma conversa durante um evento, um telefonema ou uma mensagem no WhatsApp. 

Está pronto para colocar o primeiro passo em prática e ultrapassar a barreira do cérebro reptiliano? No próximo artigo vamos abordar o segundo SIM, o SIM que conquista o cérebro Límbico, responsável pela emoção. 

Nos falamos na próxima semana, combinado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *