Um líder nasce líder ou se torna um?

“Frio na barriga” na hora de Argumentar?
25 de julho de 2018
Ser líder: você está fazendo certo ou errado?
8 de agosto de 2018

Para início de conversa, eu pergunto: para você, o que é ser um bom líder? Qual o grande passo para a criação de líderes? Aliás, você acredita que um líder nasce líder ou se transforma, ao longo do anos, em um?

Bom, em relação à última pergunta, eu te respondo!

Nem um, nem outro!

O líder é, de fato, um bom líder  a partir do momento que ele age como tal.

Mas quais são essas atitudes que podem classificar determinados chefes como verdadeiros líderes?

Para responder essa pergunta, vou citar duas pessoas reais de bastante influência no Brasil e no mundo: Mário Sérgio Cortella e Paulo Freire.

No final da década de 80, o educador Paulo Freire exercia o cargo de secretário da Educação do Estado de São Paulo e Cortella era seu secretário adjunto. Logo, os dois exerciam cargo de líder e subordinado, respectivamente.

Essa “relação” durou aproximadamente três anos e até hoje, mais de 20 anos após a morte de Freire, é relembrada e enfatizada por Cortella em seus vídeos, palestras, entrevistas etc.

Assim como eles, existiram e sempre vão existir milhões de pessoas que representam uma das duas partes dessa “relação”, não é mesmo? Tenho certeza que você é uma delas! Estou certa?

No entanto, a grande parte dos subordinados considera seu superior como chefe, não bom líder. Sabe por quê? Porque um chefe ordena e, por outro lado, um bom líder inspira e motiva todas as pessoas que estão de alguma forma envolvidas com sua rotina.

E assim era a convivência dessas duas personalidades!

Em recente palestra ministrada por Cortella, ele afirma que Paulo Freire era muito mais do que um chefe e, por isso, ele não simplesmente o obedecia, mas também o admirava, o seguia e se inspirava nele como profissional.

“Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar” – Mário Sérgio Cortella.

Por isso, tomando por base esse exemplo real…

… chega de chefia à moda antiga!

Diante disso, para agir como um bom líder, ou seja, para coordenar a sua equipe de maneira eficiente, além da relevância de você se manter sempre atualizado e saber se comunicar bem, é preciso ter em mente que aquelas pessoas que estão a sua volta precisam confiar em você para que uma relação de parceria mútua seja estabelecida.

Relação essa que vai ser a responsável pela motivação e, como consequência, o aumento da produtividade da equipe. Ou seja, ser um bom líder é um conjunto de elementos que envolvem a ação, a reação, o conhecimento e os princípios éticos.

Liderar é uma arte, baseada na influência, uma vez que o bom líder consegue extrair do outro seu potencial, e mais importante, a vontade de colaborar com a equipe.

Um bom líder inspira.

Um bom líder promove um perfeito alinhamento de diálogos na empresa.

Um bom líder exerce a função sem necessariamente transparecer que está liderando, o que reflete muito no comportamento dos liderados.

 

Ao mesmo tempo em que esse “carisma” não pode ser ensinado, um bom líder deve ser persuasivo em suas funções. Para isso, é importante o exercício da capacidade de argumentar, para que sua equipe se sinta convencida a colaborar voluntariamente (isso é importante!) para o bom rendimento da empresa.

Em suma, líderes de grande porte (tais como os mundiais, Nelson Mandela, Ghandi, Paulo Freire, dentre outros) nascem com características de líder, mas as aperfeiçoam ao longo do tempo e com a prática.

Quando se trata de organizações, no caso liderar uma empresa, o processo é mais fácil e menos demorado, mas não menos trabalhoso! Você pode perfeitamente chegar lá com muita dedicação, postura, conhecimento, ética, empatia, organização, atitude e proatividade.

E você, se considera um bom líder ou chefe? Já sabe quais são as suas atitudes que devem ser aperfeiçoadas? Quer saber como desenvolver habilidades comunicativas diretamente relacionadas à liderança? Quer se destacar como autoridade? Clique aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *