5 erros de comunicação na liderança

3 líderes que podem ser inspiradores
4 de setembro de 2019
Geração Z, a liderança de cara nova.
18 de setembro de 2019

Sem perceber, se torna natural para um líder, em seu âmbito profissional, preocupar-se muito seus próprios erros e exigir muito de si. 

Os erros mais comuns cometidos por líderes ocorrem simplesmente por ausência de conhecimento sobre o que é feito, hábitos ruins, estresse devido a pressão do dia dia, mas principalmente por falhas de comunicação entre o líder e seus liderados.

Quem é líder sabe que não é tarefa fácil. Sempre é preciso estar estimulando e motivando a sua equipe para que se sintam seguros e motivados a desempenhar as suas funções da melhor maneira possível.

Para se ter uma liderança eficaz, você precisa de metas a longo-prazo. Sabe aquela história do “plantamos hoje para colher no futuro”? Pois é exatamente assim que líderes devem ter como visão, mas claro que existem, no meio disso, erros que desestabilizam tanto líder quanto seu liderados.

Aqui temos 5 erros que você, como líder, não deve cometer.

1.Falar Mal da sua equipe 

Seguramente, ninguém gosta de experimentar a sensação de que outras pessoas estão falando pelas costas. Por isso, cuidado com o tipo de reclamações ou observações negativas sobre sua equipe. Em geral, comportamentos desse tipo costumam abalar a autoestima e produtividade de um colaborador.


Com certeza, é bem melhor gerar um feedback com maturidade e baseado no respeito, encontrando sempre pontos positivos para também serem realçados no feedback.

2. Desinteresse em gerar tempo para estreitar os laços com seu liderados

Um bom líder deve  ter interesse em saber quem é a sua equipe, estabelecer conversas esporádicas com assuntos fora do profissional, e dedicar um tempo generoso para fixar laços com seus liderados. 


Claro que é impossível gostar de todos da sua equipe, mas, é necessário se relacionar com todos de forma igual, para que eles se sintam importantes e valorizados. Assim, fica bem mais fácil saber como motivá-los.

Pedir ajuda aos liderados quando você necessitar é uma ótima forma de gerar aproximação e de demonstrar a confiança que você como líder tem neles e o quanto eles são essenciais.

3) Não encorajar sua equipe a assumir riscos

Um grande e grave erro que um líder pode cometer  é incentivar sua equipe a estagnar em zonas de conforto. 

Os grandes líderes estimulam confiança suficiente para que seus liderados se sintam seguros e apoiados para qualquer risco que precisam assumir.

Dessa forma ele transmite confiança a equipe e mostra que está sempre ali para apoiá-los.

4) Deixar de dar feedback para a equipe

Cuidado com a forma de  feedbacks que você gera para sua equipe, pois a forma de se falar pode estimular ou desestimular totalmente uma pessoa. Um bom líder sabe como transformar um feedback que não é positivo em uma crítica construtiva, para que assim sua equipe ou o liderado aprendam com os próprios erros.

Comunicação é uma via de mão dupla. Se o trabalho ou projeto foi entregue a você, é sempre necessário expor quais são suas observações, opiniões e conclusões sobre. 


Com isso, seu liderado percebe e sabe o que precisa mudar e como continuar caso haja alterações e vai se sentir seguro para isso.
O feedback é indispensável  para o crescimento e desenvolvimento  profissional de qualquer pessoa.

5) Não compartilhar conhecimento 

Líder não tem que se sentir com medo ou inseguro em instruir seus liderados ou de compartilhar informações e conhecimento aos seus liderados.

Sua equipe, quanto mais instruída for, mais se desenvolverá se você fazer com que eles cresçam. A falta de parceria, confiança e honestidade leva a insegurança e faz com que tudo desande e eles não se sinta capazes de confiar no líder, nem uns nos outros. Com isso, em pouco tempo a equipe pode desandar e começar a rachar entre si, ou seja, perder a sinergia e o trabalho de equipe.

A liderança deve sempre estar pronta para inspirar e motivar o melhor da sua equipe, desenvolver confiança e incentivando o risco positivo.

Claro que esses são apenas alguns erros, existem muitos outros que o líder comete em sua comunicação. É exatamente por isso que eu quero ajudar você, para não cair nesses equívocos e te inspirar a ser um grande líder.


Clique Aqui e saiba como posso te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *