Ser líder: você está fazendo certo ou errado?

Um líder nasce líder ou se torna um?
1 de agosto de 2018
Líder de primeira viagem?! E agora?
22 de agosto de 2018

Bom, já te expliquei, em nossa última conversa, sobre algumas características de um líder e, também, te respondi se essas características são natas ou podem ser adquiridas.

Mas agora, eu te pergunto: como essas habilidades são desenvolvidas e/ou aprimoradas?

Um líder deve ser capaz de construir confiança, ouvir efetivamente e produtivamente, oferecer feedback, modelar comportamentos eficazes da equipe e motivá-la a todo tempo.

Para ser um líder melhor, saber argumentar e persuadir é importante.  Além disso, manter a mente sempre aberta para tudo o que acontece na empresa: não apenas para criar soluções criativas para problemas, mas também para ouvir as necessidades dos colaboradores.

Um exemplo simples!

Se o seu colaborador é inexperiente, ele deve ser ignorado? A resposta é: não.

Um líder deve ser crítico e analisar friamente caso a caso. Afinal, esse mesmo colaborador pode ter muito potencial a ser desenvolvido!

Percebe como ser um líder é tarefa difícil? Mas não é impossível! Só é preciso dedicação para que algumas técnicas sejam adquiridas.

Olha só:

1- Estude!

Eu sempre bato nessa tecla porque como já diziam os antigos “estudar nunca é demais”. Mas, ao mesmo tempo, se você não estudar as coisas certas, pode perder um pouco de tempo. Direcione seu foco para treinar as características mais utilizadas por um líder, como a sua persuasão, argumentação, suas técnicas de apresentação etc.

2- Não demonstre falta de transparência

Como já falei aqui também, um líder e sua equipe são reflexo do comportamento exercido no ambiente de trabalho. Se você permite fofocas, não é ético e demonstra falta de transparência para com os colaboradores, eles podem fazer o mesmo com você. E isso é bastante prejudicial para a sua empresa!

3- Não seja desatento

Não se mostre desatento com a sua equipe, com as ideias deles e, também, com as suas atitudes. Demonstrar um ego inflado ou falta de empatia pode causar má impressão com os colaboradores e, com isso, eles podem se sentir desconfortáveis em trabalhar com você.

Essas são apenas algumas atitudes que você pode ter para começar (começar, hein?) o seu processo de liderança de uma maneira mais eficaz. Vamos lá?

Que problemas mais você tem na sua empresa? Me mande um e-mail! Quem sabe eu possa te ajudar, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *